segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Especialista explica que meningite do tipo de Ivete Sangalo é curável em uma semana

Neurologista Tarso Adoni, da Academia Brasileira de Neurologia, conta que o tratamento para essa doença é com muito repouso e hidratação

Por Maraísa Bueno - Contigo! Online


Marcelo TabachIvete Sangalo


Especialista afirma que meningite de Ivete Sangalo é curável em uma semana

Para o neurologista Tarso Adoni, da Academia Brasileira de Neurologia, Ivete Sangalo "poderá estar em casa em cerca de uma semana". A cantora, de 39 anos, está internada desde o último domingo (4) no Hospital Aliança, em Salvador (BA), se tratando de meningite do tipo benigna. De acordo com boletim médico, seu estado de saúde é estável.

Segundo explicou o especialista ouvido por CONTIGO! ONLINE, o tipo de meningite que Ivete tem é causado por vírus e seus principais sintomas são mal-estar, dor pelo corpo, febre e dor de cabeça forte. “A nuca também fica enrijecida, devido à inflamação da meninge”, disse.

Para o tratamento, explica o médico, o paciente precisa de repouso e tomar a medicação necessária: “Se ela ficar em repouso, se hidratar, tomar a medicação necessária para as dores, como analgésicos ou anti-inflamatório ela poderá estar em casa logo, o que acontece com a maioria das pessoas diagnosticada com esse tipo de doença”, afirmou Adoni.

O especialista conta que há dois tipos de meningites, a bacteriana e a viral. “A benigna, que é a viral, não é contagiosa". De acordo com a explicação do médico, "a doença é adquirida, normalmente, no contato com secreções contaminadas, que podem estar em alimentos, água, ou até as orais, como o contato com saliva de pessoas que tenham o vírus. ”

O médico também explicou que a do tipo bacteriana possui os mesmos sintomas e, para descobrir qual o tipo de meningite é preciso fazer um exame de líquos. “É retirado cerca de 5 ml da espinha e ao analisar o material no microscópio é possível saber qual o tipo que o paciente adquiriu”.

Segundo o boletim divulgado, foi descartado a possibilidade de Ivete ter a meningite meningocócica tipo C. “Eles informaram que ela não está com esse tipo de meningite devido ao surto que ocorreu recentemente em Salvador, Costa do Sauípe e Porto Seguro", disse o neurologista.

Ainda de acordo com o boletim, a cantora passará por outros exames: "Podem ser o sangue e o de fezes, para que os médicos que estão cuidando da cantora possam ter dicas de qual foi o vírus que causou a meningite. Normalmente são vírus intestinais, mas temos que investigar para ver também se a paciente tenha adquirido uma outra doença que tenha facilitado a ocorrência da meningite”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário